Terapia sacrocraniana



O QUE É A TERAPIA SACRO CRANIANA

“ Os nossos corpos trabalham em torno de experiências retidas até que a carga se torna muito grande; é aqui que desenvolvemos sintomas”. Robyn S


A Terapia Sacro Craniana (TSC) é uma terapia manual suave que usa pressões específicas na cabeça e em toda a coluna vertebral e age no tecido conectivo*, nas articulações cranianas, da coluna vertebral e bacia. É uma terapia não invasiva, e trata inúmeras condições, restabelecendo a saúde agindo nas causas.

Desencadeia mecanismos naturais de cura inatos ao corpo humano, proporciona relaxamento e é um processo profundamente transformativo.


Indicações

A TSC e as suas valências de Terapia Somato Emocional (TSE), visceral e terapia fascial têm indicações em todas as idades e pode fazer parte do tratamento de:

Síndrome da ATM (articulação temporomandibular)

Dores de cabeça e enxaquecas

Síndrome vertiginoso

Distúrbios do sono, insónia e apneia.

Burn-out e depressão

Problemas da face, como bruxismo, assimetrias da face, respiração bocal.

Dor na coluna vertebral, escoliose e outras alterações posturais.

Fibromialgia

Ataque de pânico e síndrome pós-traumático

Problemas inerentes a gravidez ou parto.

Benefícios

TSC baseia-se no princípio que a forma comanda a função, para que a função aconteça de forma saudável é necessário restabelecer a forma e a mobilidade, reduzindo restrições das articulações do crânio, do pescoço, e de toda a coluna vertebral e consequentemente do sistema nervoso. Os resultados obtidos devem-se à normalização da homeostasia corporal pela redução das resistências ao movimento (mobilidade dos líquidos corporais), promove o equilíbrio dos ciclos corporais, principalmente o ritmo sacro-craniano, o ciclo respiratório e o impulso cardíaco


Efeitos secundários e riscos

Os efeitos secundários da TSC podem ser desconforto, aumento dos sintomas ou inquietação que normalmente desparecem nas 24h a 48h, seguintes.


Contra indicações parciais/totais

A TSC é extremamente flexível, individual e suave, mas deve de ser evitada em:

Cancro em fase ativa

Diagnóstico de aneurisma ou angioma

História recente de trauma craniano, ou lesões cerebrais recentes.

Procedimentos e técnicas

No início da sessão haverá um momento de análise de sintomas e condições preexistentes, conhecer concretamente quais as expectativas e problemas que o cliente espera resolver.

Cada sessão é individual, específica e única, pode demorar cerca de 1h a 1h30. O cliente ficará deitado(a) numa marquesa (deve levar roupa prática e evitar acessórios como fios, brincos ou pulseiras). A sessão pode iniciar no crânio, nos pés ou na bacia.

Durante o tratamento, diferentes pessoas podem experienciar diferentes sensações, que podem incluir:

Sensação de grande relaxamento

Sonolência, memórias ou cores

Ter dor, dormência ou prurido

Ter sensação de calor, frio ou tremor.

*Fáscia é um tecido que envolve todas as estruturas do corpo humano incluindo os músculos, os vasos sanguíneos e o cérebro, formando uma rede de conexão que une todo o corpo