Promoção da saúde dos prestadores de cuidados geriártricos
Os prestadores de cuidados de Saúde Geriátricos em lares ou centro de dia são profissionais a quem é atribuído um conjunto de tarefas ligadas ao trabalho com pessoas, na sua maioria idosas em regime de internamento, em ambulatório ou que dão apoio domiciliário a pessoas com necessidades de cuidados especiais.
Ao cuidador geriátrico incumbe uma série de funções que vão desde os cuidados básicos de higiene, de conforto e de saúde, alimentação, higiene e arrumação de espaços, bem como cuidados de limpeza, roupa e de cozinha.
Inerente ao desempenho das suas funções, o cuidador geriátrico apresenta riscos acrescidos de problemas do foro músculo-esquelético como por exemplo, hérnias discais, tendinites, artrose precoce, dor muscular e outras. Porque para cuidarem, estes profissionais têm de estar saudáveis, a presente formação desenvolve um conjunto diversificado de estratégias para a promoção da saúde do cuidador geriátrico.
OBJETIVO
O objetivo central desta formação é a capacitação dos formandos para colocarem em prática um conjunto diversificado de estratégias ergonómicas e exercícios e de desenvolvimento pessoal para a promoção da sua saúde e prevenção de doenças profissionais, mais especificamente do foro músculo-esquelética e de acidentes de trabalho.
A QUEM SE DESTINA
A formação destina-se ajudantes de lar, que exercem as suas funções em instituições ou diretamente no domicílio do utente.
TEMPO E HORÁRIOS
Formação teórico/prática com a duração de 6 horas.
A desenvolver no espaço físico da empresas ou outro a designar pela empresa recetora
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da formação, o/a formando/a deverá:
· Desenvolver a literacia em saúde.
· Identificar as causas mais comuns das LMERT (lesões musculo esqueléticas resultantes do trabalho).
· Conhecer as posturas corretas e a sua importância nas tarefas laborais.
· Capacitação para uma conduta diária de segurança adequada nas transferências, no transporte e manuseamento de pessoas e bens.
· Executar um conjunto de exercícios, por um período de 7 a 10 minutos, antes e após inico do turno, que permitam melhorar e manter a saúde geral.
· Encontrar soluções e implementa-las no sentido de adequar sistemas ergonómicos ao posto de trabalho, articulando rentabilidade e segurança.
· Conhecer de que forma o stresse é uma das causas das LME.
· Conhecer e colocar em práticas os fundamentos dos relacionamentos inter-pessoais.
· Motivar toda a equipa a implementar sessões de ginástica laboral, bem como outras estratégias importantes para a saúde geral.
CONTEÚDOS
1. Conceitos básicos de literacia em saúde
2. Fatores de risco para o desenvolvimento das LMERT
a. Transferências
b. Levantamento e deslocação de pessoas e bens.
c. Higienização e manutenção de espaços (camas, limpezas de materiais e espaços)
d. Lesões músculo esqueléticas resultantes do trabalho (LMERT)
e. Fatores de risco psicossociais
3. Doenças profissionais
a. Fisiologia das LMERT
b. Alterações posturais
c. Outras condições fisiopatológicas
4. Ginástica laboral – respiração, alongamentos, aquecimento, fortalecimento muscular.
5. O stresse, os riscos psicossociais e mindfulness
FORMADORA
MARIA DO CÉU SANTOS - Fisioterapeuta, Psicomotricista e Mestre em Educação para a Saúde. Experiência profissional em Fisioterapia Laboral, saúde em posto de trabalho e ginástica laboral.