Pausas Ativas

No momento presente as empresas enfrentam uma série de novos desafios: preservação ecológica, competitividade e crescimento sustentável. Mas estes desafios só podem ser ultrapassados em empresas saudáveis, e empresas com saúde significa colaboradores saudáveis. Gestos repetitivos, posturas estáticas que se prolongam no tempo, deslocação e levantamento de cargas acima das capacidades individuais, horas extraordinárias, turnos e stresse, são as principais causas de lesões músculo-esqueléticas resultantes do trabalho (LMERT). As LMERT são uma das principais causas de baixas por doença profissional


OBJETIVO GERAL

Tem como objetivo geral, capacitar cada colaborador a realizar diariamente e em pequenas pausas exercícios específicos de forma a promover a sua saúde em geral e a saúde músculo-esquelética em particular (saúde mental, ocular e músculo-esquelética).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Tem 5 principais objetivos específicos, que podem ser catalisadores para outros comportamentos saudáveis como por exemplo o comportamento alimentar, qualidade do sono, redução de medicação, exercícios fora da empresa, e redução de baixas por doença profissional/natural:

o   Corrigir a postura corporal, mantendo a força e a flexibilidade.

o  Reduzir tensão/trabalho corporal não útil.

o   Melhorar o trabalho respiratório.

o   Reduzir a fadiga músculo-esquelética, ocular e mental.

 

OPERACIONALIZAÇÃO

Para garantir que as medidas implementadas tenham sucesso e sustentabilidade a longo prazo, propomos as seguintes fases para implementação do programa de saúde laboral - pausas ativas:

1 – Visita à empresa e levantamento de necessidades específicas.

2 – Envolvimento e sensibilização de colaboradore(s) responsáveis por manter viva a prática

3 – Formação teórica de 3 a 6 horas.

4 – Formação prática 10m a 15m, em pequenos intervalos, com esclarecimentos de dúvidas e colocação de cartazes com os exercícios propostos, em locais específicos.

5 – Entrega de esquemas de exercícios, em diferentes formatos.

Tempo e horários

Formação teórica com a duração de 3 ou 6 horas (opção da empresa)

A desenvolver no espaço físico da empresas ou outro a designar pela empresa recetora.

Formação prática, em posto de trabalho com duração de 10m a 15m (adequados às dinâmicas e horários da empresa)

A QUEM SE DESTINA

A formação destina-se aos colaboradores das empresas de diferentes sectores.